top of page

Os Hostels e os seus parceiros

Haverá algum segredo na escolha de um bom parceiro de Free Walking Tour para o seu Hostel? Não sei se haverá segredos, mas bom senso e alguma sensibilidade para percebermos com quem nos identificamos será um bom ponto de partida.


São várias as empresas, organizações que oferecem "Free walking Tours" e algumas, de forma a sobreviverem no mercado, repensaram as suas estratégias e tornaram-se mais agressivas e competitivas. Oferecem mapas, prometem experiências divertidas, bom ambiente, "pick up" no Hostel e mais algumas regalias extra, para poderem entrar no Hostel de manhã e fazerem o convite aos turistas que nos visitam.


Vamos pensar no cliente. Quando estamos a avaliar um potencial parceiro de negócio podemos aproveitar para olhar para as nossas fraqueza ou dificuldades e perceber o que vai ser melhorado nessa parceria. O que vai ser positivo e nos vai permitir crescer? Vamos partir do princípio de que queremos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência e serviço.


Como escolher o melhor "Free Walking Tour" para o seu Hostel?


1 - Avalie a dinâmica com que o pick up é feito: a forma como o guia se apresenta, sorri, comunica e desafia os outros a juntarem-se é o primeiro passo para perceber o modelo que se segue. É muito barulhento? É muito silencioso? É muito agressivo? É muito ou pouco empático? Todas estas questões podem ser importantes para a imagem e o tipo de Hostel que tem. Se o seu tipo é um party Hostel, uma voz bem projetada pela manhã não será problema.


2 - Analise o mapa. A importância de ter um bom mapa, com informação detalhada e bons destaques, onde o seu logo e site também aparecem é muito importante. Grande parte dos turistas leva consigo o mapa da cidade que visitou e que marcou: onde almoçou, onde passeou etc. Será sempre uma forma de partilhar com outros, o local onde se hospedou, quando visitou a sua cidade.


3 - Faça o tour. A imagem do seu Hostel está inevitavelmente ligada à do seu parceiro. Se o tour for bom, se o pick up for feito à hora marcada e anunciada, se o passeio for tal e qual o prometido, o seu hóspede ficará feliz e a sua imagem, o seu nome irá ser valorizado. São os seus hóspedes que estão a ser levados a passear a pé pela sua cidade. E nós queremos que eles venham de lá felizes e super satisfeitos com a experiência.


4 - Avalie se há identificação entre a sua marca e o serviço prestado. Ouvir, olhar experimentar e avaliar. O horário é cumprido? O passeio é interessante? Á comunicação é adequada e correta? As pessoas ficam até ao fim? Mostram-se felizes?


5 - Consulte o Tripadvisor. Veja o que dizem as avaliações e o nível de satisfação das pessoas. Hoje em dia é muito fácil perceber o que as pessoas pensam dos serviços que utilizam.


Em Lisboa pude experimentar o Lisbon Chill Out Free Tour, o New Lisbon Tour da Sandeman, e o tour dos Wild Walkers . São todos diferentes e muito bons!




7 visualizações0 comentário
bottom of page