top of page

Redes Sociais para os Direitos Humanos? Sim, por favor!

Éramos muitas e muitos! Fomos chegando ainda pelo fresco da manhã, com sorrisos rasgados e muito brilho no olhar.

Foi assim que nós no passado dia 20 de Junho, nos encontrámos na Escola Superior de Educação em Lisboa para nos juntarmos à primeira Escola SOMOS.

A primeira escola de cidadania e direitos humanos em Lisboa! Foi uma semana incrível, cheia de desafios, de aprendizagens e de partilhas.


O objetivo desta primeira Escola SOMOS? Disseminar de uma forma única e muito especial um conhecimento efetivo sobre a área dos direitos humanos e cidadania que, embora fundamental para a nossa vivência social, muitos de nós ainda desconheciamos.


As formações de Multiplicadores incluíram os seguintes temas:

•Educação para os Direitos Humanos;

•Educação para a Cidadania Democrática;

•Educação para os Direitos Humanos com jovens;

•Educação para os Direitos Sociais.

Abraçar este desafio foi muito, muito bom!


Parafraseando os nossos facilitadores: Foi muito fixe! #Muitofixe


Conheci pessoas incríveis, especiais, únicas, maravilhosas e cheias de "garra"! Não vou colocar aqui os nomes todos, porque éramos muitas dezenas. De A a Z, de muitos pontos de mundo, de muitas cores e sorrisos!


Porque somos os Direitos que temos! Porque somos os Direitos que temos, abraçámos todos este projeto onde cada um de nós sabe que irá contribuir para um mundo melhor, onde os Direitos Humanos se cumprirão.


E de que forma pode o trabalho de uma Social Media Manager contribuir para os Direitos Humanos neste mundo maravilhoso das Redes Sociais? De muitas e variadas maneiras, foi o que fui pensando enquanto a semana acontecia. Fazendo uso da criatividade e da aproximação que as Redes nos oferecem, podemos contribuir para a Consciêncialização, para a Educação, para a Formação e para a promoção de boas práticas on line!


O No Hate Speech project, por exemplo. Apaixonei-me definitivamente por este assunto e prometo lutar por ele! #NoHateSpeech .


As palavras inspiradoras de Ken Robinson, onde a Educação tem o papel principal.

O perigo das histórias únicas, como potenciadoras de estereotipos, levou-me a ver e rever muitas vezes o vídeo de Chimamanda Adichie e de pensar no nosso papel, o de Social Media Managers, contadores de histórias. Temos uma ferramenta maravilhosa, que pode quebrar os constrangimentos sociais, demográficos, geográficos, etários, entre outros. E Assim, Somos os Direitos que Temos!


Parabéns à Câmara Municipal de Lisboa pela Iniciativa, parabéns à Dínamo - Associação e à inducar

Este vídeo é de todos nós! Obrigada por terem participado nele. :-) Eu gostei muito, mesmo muito de o fazer!‪





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page