top of page

13 semanas para Budapeste

No primeiro fim-de-semana de Julho experimentámos o ritmo de competição para despertar o “monstro competitivo”: corrida das fogueiras em Peniche – 15kms, sábado à noite e corrida do Sporting – 10 kms, domingo à noite e o nosso corpo reagiu bem, como esperado, incluindo com a superação de melhores tempos.


Agora entramos na fase em que vamos aumentar kms e é preciso garantir reforço muscular, alongamentos e recuperação e uma alimentação o mais equilibrada possível. Tudo condições que ajudam a melhorar a preparação física para os 42.195kms.

Sobre os treinos de corrida, os objectivos são: ganhar força muscular, velocidade e resistência para que, ao cruzarmos a meta, sejamos a melhor versão nós.


Esta semana fica a dica:

Combina as tuas corridas:

- corridas longas: treino de resistência que prepara o corpo e a mente para correr longas distâncias. A ideia é correr distâncias cada vez maiores mantendo um ritmo consistente durante a corrida. Fortalece músculos, tendões e ligamentos favorecendo adaptações físicas para as longas distâncias, ajuda a optimizar a utilização do oxigénio ao longo da distância e potencia o organismo a utilizar a gordura como fonte de energia melhorando a utilização do glicogénio e o metabolismo.


- treino intervalado: as famosas séries permitem aumentar a velocidade e aumentar a resistência na velocidade. As distâncias e o tempo de recuperação vão depender de vários factores como a idade, a experiência anterior, o nível atlético, a organização geral dos treinos, a distância a que se está da prova, as repetições e a intensidade de cada repetição, ou a vontade do treinador, entre outras. Ajuda a desenvolver a potência aeróbica (o VO2max.), a capacidade láctica e a potência láctica.


- corridas de recuperação com um ritmo mais lento: treinos regenerativos que activam a musculatura de forma leve aumentando o fluxo sanguíneo e irrigando e oxigenando a musculatura, favorecendo assim a recuperação muscular.

Ah! Reparem como o Bruno voa apoiando apenas a parte da frente dos pés!

Bons treinos!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Caramba!

bottom of page